Na Estrada mostra rota de exportação sonhada por produtores de Mato Grosso

Trajeto seria mil quilômetros mais curto que o caminho hoje utilizadoNo programa do último fim de semana, o Canal Rural Na Estrada foi conhecer a rota de exportação sonhada pelos produtores de grãos de Mato Grosso e que ainda é pouco utilizada. Pela BR-163, já asfaltada, a ideia é de que os caminhões saíssem carregados das regiões do médio norte de Mato Grosso em direção a Itaituba, no Pará. Lá, os grãos seriam colocados nas barcaças e chegariam ao porto de Santarém. O trajeto seria mil quilômetros mais curto que a rota utilizada até os portos de Santos (SP) e Pa

>> Acesse o site especial do Canal Rural na Estrada

O programa começa com um grande desafio: sair das regiões produtoras de Mato Grosso com destino a Santarém, no Pará. A equipe rodou mais de mil quilômetros pela BR-163. A estrada, que poderia ser uma importante rota de escoamento no Cento-Oeste, acabou se transformando ao longo dos anos numa aventura.

Até Santarém são mais 1,3 mil quilômetros por uma rodovia com buracos, longe de ser duplicada e ainda carente de acostamento. Pela BR-163 sentido Santarém, seria muito mais fácil transportar a produção mato-grossense. Mas não é o que acontece. A grande maioria, para escapar da estrada de chão, prefere rodar até mil quilômetos.

O ponto de partida do programa é a cidade de Sinop, grande produtora de grãos de Mato Grosso. Da cidade até perto do Pará, a rodovia está bem conservada e em bom estado. Quase na divisa, a equipe encontra o primeiro trecho de estrada de chão. Quer saber como a expedição continua? Assista no vídeo abaixo à edição completa do programa:

Clique aqui para ver o vídeo