Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Na Estrada mostra rota de exportação sonhada por produtores de Mato Grosso

Trajeto seria mil quilômetros mais curto que o caminho hoje utilizadoNo programa do último fim de semana, o Canal Rural Na Estrada foi conhecer a rota de exportação sonhada pelos produtores de grãos de Mato Grosso e que ainda é pouco utilizada. Pela BR-163, já asfaltada, a ideia é de que os caminhões saíssem carregados das regiões do médio norte de Mato Grosso em direção a Itaituba, no Pará. Lá, os grãos seriam colocados nas barcaças e chegariam ao porto de Santarém. O trajeto seria mil quilômetros mais curto que a rota utilizada até os portos de Santos (SP) e Pa

>> Acesse o site especial do Canal Rural na Estrada

O programa começa com um grande desafio: sair das regiões produtoras de Mato Grosso com destino a Santarém, no Pará. A equipe rodou mais de mil quilômetros pela BR-163. A estrada, que poderia ser uma importante rota de escoamento no Cento-Oeste, acabou se transformando ao longo dos anos numa aventura.

Até Santarém são mais 1,3 mil quilômetros por uma rodovia com buracos, longe de ser duplicada e ainda carente de acostamento. Pela BR-163 sentido Santarém, seria muito mais fácil transportar a produção mato-grossense. Mas não é o que acontece. A grande maioria, para escapar da estrada de chão, prefere rodar até mil quilômetos.

O ponto de partida do programa é a cidade de Sinop, grande produtora de grãos de Mato Grosso. Da cidade até perto do Pará, a rodovia está bem conservada e em bom estado. Quase na divisa, a equipe encontra o primeiro trecho de estrada de chão. Quer saber como a expedição continua? Assista no vídeo abaixo à edição completa do programa:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile