Expedição Soja Brasil finaliza sua rota em Mato Grosso e parte para Goiás

Grupo completa duas semanas viajando pelas principais regiões produtoras de soja do paísA equipe do Projeto Soja Brasil completa duas semanas viajando pelas principais regiões produtoras de soja do país. Informações sobre o plantio, as pragas, o preço, a comercialização antecipada, enfim os grandes desafios de um setor que cresce a cada ano foram registrados pelos repórteres.

O desafio começou em Cuiabá, Mato Grosso, de onde o grupo partiu em direção ao município de Vilhena, no Estado de Rondônia. Lá foi registrada a produção de soja convencional e a polêmica envolvendo o exército e os agricultores que tem um prazo para abandonar as terras.

Em Mato Grosso, passaram por todas as regiões, em cidades estratégicas como Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste e Canarana, sempre dividos em duas equipes. Entre os principais aspectos de todas as propriedades visitadas está a luta dos produtores contra a lagarta helicoverpa, que vem causando prejuízos às lavouras.

– Na região de Mato Grosso a gente não observava a presença da helicoverpa. Este ano, praticamente todas as cidades e lavouras tinham a ocorrência da lagarta – afirma Áureo Lantmann, consultor técnico do Projeto Soja Brasil.

A próxima etapa da expedição é no Estado de Goiás, onde a primeira rota termina. A segunda rota começa pelo sul do Brasil, em dezembro.

Clique aqui para ver o vídeo