• Assista ao episódio anterior, sobre a logística da mão de obra
– O traçado da rodovia Norte-Sul, vão chamá-la de Pantanal. Sem dúvida, o Mato Grosso do Sul terá um desenvolvimento econômico muito grande, com previsão de abaixar os custos de transporte nesta logística toda.
Pascoal Luiz Secco, presidente do Sindicato Rural.
Atualmente, os portos são fundamentais na logística dos fertilizantes. Como o Brasil importa 75% do produto, o embarque e desembarque de navios tem cumprido papel importante no processo logístico. No Ceará, um dos mais importantes polos de circulação de mercadorias é o Porto de Pecém. O diretor de desenvolvimento comercial do Porto, Francisco de Oliveira, explica que os investimentos por lá vão até 2016 e podem chegar a R$2 bilhões. As obras devem ampliar e diversificar a a logística do agronegócio na região.
O Canal Rural Na Estrada visitou os portos de Rio Grande (RS) e de Pecém (CE), retomando a trilha dos fertilizantes pelo Brasil. O programa vai ao ar no domingo, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia inédita abaixo: