Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Genuinamente brasileiro, gado indubrasil apresenta dupla aptidão e docilidade

Conhecida pelas orelhas enormes, raça conquista pecuaristas no Brasil e ExteriorUm zebuíno de dupla aptidão, extremamente dócil, com altos índices de ganho de peso diário, grande desempenho em confinamentos, bom rendimento de carcaça e muito rústico. Mesmo com todas essas qualidades, o gado indubrasil é conhecido por outra característica: orelhas enormes. A raça, que dominava as pastagens brasileiras na década de 1940, atualmente ainda conquista pecuaristas, como Rodrigo Caetano Borges, que possui um rebanho de 300 animais, de todas as idades.

Ele participou da Expozebu, que encerrou nesta quinta, dia 10, em Uberaba (MG), com bovinos para julgamento e torneio leiteiro. A paixão pelo indubrasil, segundo Borges, foi herdada do bisavô, o coronel José Caetano Borges, um dos grandes responsáveis pela formação da raça nas primeiras décadas do século passado.

Como o nome diz, o indubrasil é uma raça 100% brasileira, formada a partir do cruzamento de gir, guzerá e nelore, em 1930. Neste período, podiam ser vistos pelo país inteiro. Na década de 1940, o indubrasil chegou a representar até 80% do rebanho nacional.

A soberania, no entanto não duraria muito tempo. Aos poucos, a raça foi perdendo espaço para outros zebuínos e os rebanhos foram diminuindo. Hoje, o gado é encontrado na região Nordeste e também no Sudeste, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Já no Exterior, o indubrasil tem espaço garantido. Atualmente, é a segunda raça zebuína mais criada no México. E a expectativa é que, assim como foi com o gir, a aptidão leiteira seja a razão para a volta por cima. Trabalhos de melhoramento genético prometem colocar a raça em evidência novamente no país que lhe deu o nome.

> Assista à reportagem completa:

> Veja as outras reportagens da série Conheça a Raça

Sair da versão mobile