Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Gleisi Hoffmann participa da Abertura da Colheita da Soja antes de deixar a Casa Civil

Ex-ministra defende ações do governo federal em benefício do agronegócioNo sábado, dia 1º, aconteceu no município de Quarto Centenário, no Paraná, a Abertura Oficial da Colheita da Soja da Safra 2013/2014. O evento, realizado pelo Canal Rural e Aprosoja Brasi,l foi organizado em uma área com a segunda geração da soja transgênica, a Intacta.

Este foi um dos últimos eventos da senadora Gleisi Hoffmann como ministra-chefe da Casa Civil. Na solenidade, as declarações de Gleisi e do governador do Estado, Beto Richa, foram pautadas por temas como escoamento e logística, áreas que não devem ter muitas mudanças em relação ao ano passado.

>>Sem soluções prontas, safra recorde de soja desafia capacidade de escoamento no Brasil

>>Mercado da soja deve ser positivo para o produtor na temporada de 2014

Ela participou da solenidade de lideranças do agronegócio e ouviu críticas contra o governo federal.

– A gente mostra para o Brasil a importância e mostra também não só esta alta produtividade, mas também os altos problemas que a gente tem, que a gente precisa que eles sejam resolvidos para cada vez mais a gente possa avançar mais e o Brasil venha a ser o celeiro do mundo que nós estamos longe de ser – afirma o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira.

Gleisi enumerou as ações do governo para apoiar o desenvolvimento do setor, como o Plano Safra, a ampliação da oferta de seguro agrícola e as concessões de rodovias federais. A senadora também disse que o governo agiu com rapidez frente à ameaça da Helicoverpa armígera – uma das grandes reclamações do setor nesta safra. Segundo ela, o governo criou o decreto que regulamentou as situações de emergência fitossanitária, e liberou em tempo recorde dois novos produtos para o combate à ferrugem da asiática.

Agora começa uma nova etapa, o escoamento e os obstáculos impostos pela logística. As dificuldades devem ser a mesmas da safra passada, com poucas mudanças.

– Uma parte da produção já está indo pelo arco norte pela (BR) 163, pela (BR) 242, que está quase concluída. O problema de armazenagem é importante neste contexto e os resultados já estão vindo. E também estas questões pontuais, se você pegar só de Itiquira Rondonópolis, a ampliação da ferrovia é muito importante. Questões pontuais como viadutos para desafogar o fluxo nos portos – declara o secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller.

– Consolida este conceito de mostrar lá no campo o que está acontecendo nas diversas geografias. O Brasil é uma potência gigante, então a gente conseguiu no segundo ano expandir esta demonstração em geografias diferentes com problemas diferentes e sotaques diferentes. Soja Brasil no segundo ano ficou mais robusto, mais bacana e trouxe muito mais coisa para quem realmente interessa, que é nossa audiência – conclui o presidente do Canal Rural, Donário Almeida.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile