A Secretaria-Geral da Presidência da República (SGP) vai criar uma mesa de negociação para mediar a conversa entre empresários e caminhoneiros. O porta-voz escolhido pelo governo para tema é o ministro da SGP, Miguel Rossetto.
– Nós estamos incentivando negociação direta entre empresários e caminhoneiros e vamos instalar uma mesa de negociação entre representantes de caminhoneiros e dos empresários para – disse Rossetto.
Participaram da reunião o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, o ministro da Advocacia-Geral da União, Luis Inacio Adams e o ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo. A reunião deve acontecer às 14h, em Brasília.
De acordo com Rossetto, a presidente Dilma Rousseff tratou do tema em reunião com empresários durante esta terça. Ela teve agenda com o presidente do Conselho de Administração do Grupo BRF, o empresário Abílio Diniz; o presidente da Fiat Chrysler Automobile para a América Latina, Cledorvino Belini; e com o presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, do Conselho de Governo, Jorge Gerdau.
Ao longo do dia, o tema mobilizou várias forças políticas em Brasília. Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, além do ministro dos Transportes e da SGP para discutir a greve. Segundo o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), o governo sinalizou que não vai baixar o preço do diesel e os caminhoneiros devem manter a mobilização.
Entretanto, o governo não vai atender a principal reivindicação dos caminhoneiros, reduzir o preço do diesel.
– Não está na pauta do governo a redução do preço do diesel neste momento – afirmou Rossetto.
Editado por Gisele Neuls