Confiança do produtor bate recorde em setembro
O ICPRural registrou, em setembro, 102,2 pontos, com aumento de 17% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 87,5 pontos. A ascensão no indicador é resultado do momento de recuperação dos preços dos principais produtos agrícolas que se encontram em níveis superiores aos registrados no início do ano. Contribuem ainda para o resultado a maior intenção de compra de equipamentos e insumos pelos produtores e também o aumento na avaliação por parte dos produtores rurais de que as condições atuais do seu negócio está melhor nesta safra do que na safra anterior.
O Índice-Preço, que capta a percepção dos produtores sobre os preços atuais, subiu 25% em setembro, em relação ao mês anterior. Entre agosto e setembro houve crescimento de 5% no Índice-Equipamentos, sinalizando um pequeno aumento na disposição dos produtores de adquirir máquinas e implementos para o seu negócio. Um aumento muito próximo à esse, de 7%, foi registrado pelo Índice-Insumos, sinalizando um pequeno aumento na disposição dos produtores para aquisição de insumos para o próximo cultivo. O Índice-Condições Atuais, por sua vez, registrou um acréscimo bastante significativo de 29% em relação ao mês de agosto.
Produtores de soja também estão mais confiantes
Embora os produtores de soja estejam menos confiantes que os produtores em geral, o ICPSoja registrou em setembro, 95,7 pontos. Um aumento de 32% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 72,5 pontos. A expressiva elevação do indicador reflete a avaliação dos produtores de soja, em função do preço da cultura e também da confiança relativa às condições atuais do seus negócios. Entre agosto e setembro, o Índice-Preço, que capta a avaliação dos produtores de soja sobre os preços atuais, subiu 49%.
O Índice-Equipamentos, que trata da disposição dos produtores de soja em adquirir novos bens de capital para seu negócio, subiu 4%, em setembro em relação a agosto. Por sua vez o Índice-Insumos teve uma elevação de 13%, entre agosto e setembro. O Índice-Condições Atuais registrou um aumento bastante significativo de 69% em relação ao mês anterior.