Já a confiança dos produtores de soja, medida pelo ICPSoja subiu 6% em relação a abril e atingiu seu maior nível histórico.
O descolamento entre o ICPRural e o ICPSoja se mostrou ainda mais evidente em julho, comparativamente ao que foi observado em abril. Este movimento é reflexo do bom momento que vivem os produtores de soja em sua maioria. Apesar da safra não tão boa para alguns (devido a estiagem), de forma geral os produtores tem grandes expectativas para o próximo ciclo considerando o preço futuro e nível de estoques mundiais.
ICPRural tem crescimento tímido
O ICPRural registrou 108,1 pontos, crescimento de 1% em relação a abril, quando havia registrado 106,9 pontos. O sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços caiu 3%, marcando 124,9 pontos. Mesmo com a queda o produtor ainda se apresenta confiante com relação aos preços (confiança acima de 100 pontos).
O sub-índice Insumos, que permaneceu estável em abril, caiu 9% em julho, marcando 108,9 pontos. Já o sub-índice Equipamentos se manteve estável permanecendo na casa dos 75 pontos, sinalizando que a disposição dos agricultores para aquisição de máquinas e implementos não se alterou nos últimos meses. Já o sub-índice Condições Atuais, subiu 18% em relação ao período anterior, consolidando a confiança dos produtores rurais em geral, e marcou 123 pontos.
ICP Rural
O incremento de 1% na confiança dos produtores rurais, não foi suficiente para atingir o mesmo patamar alcançado em julho de 2011. Com exceção do sub-índice Equipamentos que apresentou resultado 14% superior ao mesmo mês do ano passado, todos os outros indicadores apresentaram resultado igual ou inferior a julho de 2011. O sub-índice Preço permaneceu estável, o sub-índice Insumos caiu 9% e o sub-índice Condições Atuais recuou 5%.
Confiança dos produtores de soja é recorde
O ICPSoja cresceu 6% em relação a abril e chegou a 128,2 pontos em julho, maior nível já registrado pelo indicador. O resultado traduz as expectativas que o produtor de soja tem para a safra 2012/13. A maior contribuição para o ascensão do índice adveio do crescimento de 26% do sub-índice Condições Atuais, que atingiu 145,4 pontos. O sub-índice Equipamentos teve leve crescimento e marcou o 4 trimestre de alta atingindo 81,5 pontos, 2% superior ao registro de abril. O sub-índice Preços não teve alteração significativa e marcou 165,5 pontos.
No período anterior o preço da soja já havia atingido patamares bastante elevados de forma que a confiança do produtor com relação ao preço se manteve estável em julho. Já o sub-índice Insumos recuou 1%, e marcou 120,4 pontos. Apesar da queda o produtor de soja está altamente confiante com relação a compra de insumos para a lavoura para a safra.
ICP Soja
O ICPSoja registrou resultado 17% superior àquele anotado em julho de 2011, e 126% superior ao obtido em 2010, quando o preço pago ao produtor de soja estava muito baixo.
O sub-índice Preço, atingiu nível 36% superior ao alcançado em 2011 refletindo o otimismo dos sojicultores com relação aos preços para a próxima safra. Variação um pouco menor, mas também significativa teve o sub-índice Equipamentos e o sub-índice Condições Atuais que subiram 14% em relação à igual período do ano passado.
A alta confiança com relação às condições atuais do negócio pode ser explicada pela avaliação que o produtor rural faz para a próxima safra quando considera o cenário de estoques mundiais do grão em baixo nível, preços elevados e a frustração de safra americana. O sub-índice Insumos apresentou resultado 2% superior àquele de julho de 2011, passando de 117,9 pontos para 120,4 pontos. O resultado mostra que os produtores rurais estão ligeiramente mais confiantes para a aquisição de insumos para a safra 12/13 em relação à safra 11/12.