Segundo Renildo Marques Teixeira, supervisor regional Senar-GO, para mudar esse cenário, o Senar oferece diversos treinamentos de qualificação para os trabalhadores do campo.
– Nós temos hoje mais de cem treinamentos na área agrícola, iclusiva na área de precisão, temos cursos de GPS, GPS avançado, de máquinas agrícolas. Para o ano que vem, temos uma novidade, um simulador. Uma cabine que poderemos ter na cidade para capacitar o trablhador que trabalha na cidade mas que talvez queira trabalhar futuramente no campo – fala Teixeira.
Entre as vantagens da qualificação dos profissionais do campo, Ricardo Perez, presidente do Sindicato Rural de Jataí, destaca a lucratividade que o produtor pode ter qualificando a mão de obra.
– O importante de tudo é melhorar a mão de obra, que infelizmente é um dos maiores gargalos da agricultura do país. Essa qualificação traz grandes vantagens diretamente para o bolso do produtor. Onde se tem mão de obra mais qualificada, automaticamente se tem lucratividade – diz.