Além disso, os custos relativos à entrega são repassados ao preço final das máquinas. Transportar máquinas grandes exige autorizações especiais de gerenciamento de risco e seguro. Quem conta mais detalhes a respeito é o analista de mercado Arno Dalmeyer :
– As estradas não são tão boas e as distâncias são longas. Nós temos 50% das máquinas agrícolas do Brasil situadas no Rio Grande do Sul, enquanto os produtores ficam concentrados no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste. Para tratores e colheitadeiras, são usados caminhões especializados; já as máquinas menores, como carretas graneleiras, são transportadas por caminhões convencionais. Devido a esta situação, até 15% do custo da máquina pode vir do transporte.
No Canal Rural Na Estrada desta semana, estão em foco os detalhes da linha de montagem, o processo de entrega do maquinário, a logística do diesel e muito mais.
O programa vai ao ar no domingo, dia 3, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia abaixo:
• Confira o episódio anterior do programa
• Tecnologia do Campo mostra o universo das exportações de máquinas agrícolas