Icapuí (CE) é um município localizado próximo à fronteira com o Rio Grande do Norte. Lá, fica a fazenda que mais produz melões no mundo, a Agrícola Famosa. O local é um exemplo do tipo de investimento que acolhe bastante mão de obra agrícola: são cinco trabalhadores por hectare colhendo melão, a maior parte deles com origem na região Norte ou Nordeste. O refeitório da fazenda serve mais de 5 mil refeições diárias e o alojamento acomoda 900 pessoas.
O gerente de recursos humanos da fazenda, Gerson Dantas, explica que o clima e a ajuda social do governo estimulam a rotatividade de trabalhadores:
– A partir do momento em que começa o período chuvoso, os trabalhadores retornam para suas residências, seus sítios, seus lugares, e também para sua cultura familiar. Isto, agregado aos programas sociais do governo, faz com que esta mão de obra seja até temporária para nós.
Algumas vezes, a demanda por trabalho é grande. Este é o caso da procura por mão de obra especializada no campo. O paranaense Amauri Strey opera colheitadeiras numa lavoura de milho no município de Carolina (MA). Conheça sua história e as motivações de sua migração no novo episódio do Canal Rural Na Estrada. Nesta semana, os temas são a logística e a distribuição da mão de obra pelo Brasil.
O programa vai ao ar no domingo, dia 7, às 8h e às 20h. Confira abaixo uma prévia inédita:
• Assista ao episódio anterior, sobre suplemento mineral