Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maior fazenda de melões do mundo tem grande rotatividade de mão de obra

As migrações dos trabalhadores do campo e o fenômeno da terceirização da colheita são destaques do Canal Rural Na Estrada desta semanaNo Nordeste, a seca é um fator determinante para a migração da mão de obra agrícola. Desta maneira, muitas pessoas ainda se deslocam rumo a outras regiões do país. Porém, as viagens rumo ao sul do país em busca de oportunidades de trabalho têm diminuído ultimamente. A abertura de novas fronteiras agrícolas no Norte e no Nordeste brasileiros acaba absorvendo contingentes de  trabalhadores empenhados.

Icapuí (CE) é um município localizado próximo à fronteira com o Rio Grande do Norte. Lá, fica a fazenda que mais produz melões no mundo, a Agrícola Famosa. O local é um exemplo do tipo de investimento que acolhe bastante mão de obra agrícola: são cinco trabalhadores por hectare colhendo melão, a maior parte deles com origem na região Norte ou Nordeste. O refeitório da fazenda serve mais de 5 mil refeições diárias e o alojamento acomoda 900 pessoas.

O gerente de recursos humanos da fazenda, Gerson Dantas, explica que o clima e a ajuda social do governo estimulam a rotatividade de trabalhadores:

– A partir do momento em que começa o período chuvoso, os trabalhadores retornam para suas residências, seus sítios, seus lugares, e também para sua cultura familiar. Isto, agregado aos programas sociais do governo, faz com que esta mão de obra seja até temporária para nós.

Algumas vezes, a demanda por trabalho é grande. Este é o caso da procura por mão de obra especializada no campo. O paranaense Amauri Strey opera colheitadeiras numa lavoura de milho no município de Carolina (MA). Conheça sua história e as motivações de sua migração no novo episódio do Canal Rural Na Estrada. Nesta semana, os temas são a logística e a distribuição da mão de obra pelo Brasil.

O programa vai ao ar no domingo, dia 7, às 8h e às 20h. Confira abaixo uma prévia inédita:

Clique aqui para ver o vídeo

• Assista ao episódio anterior, sobre suplemento mineral

Sair da versão mobile