? A reunião foi extremamente oportuna. Os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) mostraram a sua disposição no texto comum, que passe pela Câmara e termine. Eu não tenho dúvida de que as coisas vão avançar ainda essa semana ? diz.
Os parlamentares têm pressa, já que em 11 de dezembro vence o decreto que suspende as multas aos produtores que não estiverem em dia com a legislação ambiental. Para Viana, entretanto, é preciso cautela para definir as regras com precisão.
? Estamos usando todo o tempo necessário e possível para encontrar um entendimento desta lei tão complexa, que é o Código. Nós precisamos trabalhar com responsabilidade para votar a matéria ainda esse ano ? aponta.
Já Izabella Teixeira afirma que os ajustes no relatório devem ser tratados como prioridade.
? Há todo um esforço, sim, de viabilizar o entendimento no Senado e depois na Câmara. É um trabalho que o parlamento está fazendo. Nós estamos acompanhando essa interlocução. O calendário que o Senado trabalha trata deste ano ? assegura.
O relatório do senador Jorge Viana será apresentado nesta quinta, dia 17, na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Um dos pontos polêmicos que ainda precisam de definição é a recuperação de áreas de preservação permanente em margens de rios.