Os dados para a safra nova, que devem ser divulgados pelo USDA no final da próxima semana, chamam a atenção do mercado. De acordo com o relatório diário da consultoria AGR Brasil, é provável que sejam baixistas para o mercado de soja. A maior incógnita em relação à safra nova norte-americana é para o mercado de milho.
Os analistas da AGR apontam que, caso as estimativas de área de plantio de milho para 2015/2016 nos EUA fiquem abaixo de 35,6 milhões de hectares, a tendência será vista como “altista” para o mercado de milho. Caso as estimativas apontem uma área acima disto, a perspectiva é para mercado neutro ou até potencialmente baixista, dependendo do nível anunciado. O mercado espera uma redução de área de milho este ano e será uma surpresa caso isto não se confirme.
Para a soja, a expectativa é de aumento considerável na área de plantio este ano. Algumas empresas estimam a área de plantio de soja acima de 35,2 milhões de hectares nos Estados Unidos. A estimativa da AGR é de que a plantio de soja fique em 34,2 milhões de hectares, o que ainda apontaria para possibilidade de estoques de soja acima de 14 milhões de toneladas nos Estados Unidos em 2016.
Neste cenário, o mercado vem trabalhando com baixas no médio prazo, até a chegada do “mercado climático” em meados de abril, quando os produtores norte-americanos devem começar a semear a safra 2015/2016 e as atenções se voltam para o clima naquele país.
Conexão Chicago
Toda segunda-feira, 19h no Rural Notícias, Pedro Dejneka, tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo whatsapp 11-98524-0073 ou através do Fale Conosco do site.