Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

De origem europeia, raça simental se destaca no calor do triângulo mineiro

Criador de Monte Alegre (MG) mantém plantel adaptado ao climaUm criador de Monte Alegre, no Triângulo Mineiro, dedica-se à criação de simental, uma raça europeia que se adaptou ao centro do Brasil - com calor e sol forte com mais de 30°C. A predominância na região, no entanto, é das raças zebuínas, que são muito rústicas e apropriadas para lugares com temperaturas elevadas.

Depois de seis anos criando gado nelore, Sérgio Vieira Attie resolveu seguir um caminho diferente da maioria dos pecuaristas da região. Há 22 anos, a fazenda Vertente Grande virou moradia do simental.

A máscara branca com um contorno escuro em torno dos olhos são algumas das características da raça. A pelagem varia de tamanho e também de cor. Os animais tem porte médio e são muito dóceis. A explicação para a adaptação ao clima, segundo o pecuarista, é a linhagem. Attie formou o plantel baseado em animais que chegaram ao Brasil há mais de 120 anos e, por isso, o gado de hoje não se importa com o calor.

Nos 250 hectares destinados à pecuária, a família mantém um plantel de 400 animais, todos criados a pasto. O principal produto da fazenda é os tourinhos, vendidos por, aproximadamente, R$ 6 mil. A raça de dupla aptidão se destaca nos cruzamentos com o nelore, para o gado de corte, e com girolando, holandês e gir leiteiro, para a produção de leite. Na fazenda, vacas puras produzem até 20 litros por dia.

> Conheça a raça: confira todas as matérias da série

Sair da versão mobile