Paralisação de caminhoneiros é a notícia mais lida da semana

Veja as cinco notícias de Agricultura mais lidas da semana de 14 a 20 de fevereiroA paralisação de caminhoneiros ao longo da BR-163, principal rota de escoamento de grãos do Centro-Oeste, acontece bem no meio da colheita de soja em Mato Grosso e no Paraná. Em semana de relatório do USDA, o mercado da soja também dominou as atenções dos agronautas no portal do Canal Rural.

1) Caminhoneiros protestam contra reajuste de combustíveis na BR-163

Caminhoneiros bloqueiam, desde a Quarta-feira de Cinzas, trechos da BR-163 em diferentes regiões do país. Eles protestam contra o reajuste de combustíveis, que impacta diretamente os valores de frete. Para a próxima semana, eles prometem que o movimento vai crescer. Leia a notícia mais recente sobre o assunto no box e veja a história completa navegando pelos links do conteúdo. 

2) Soja é usada como biofábrica para produção de proteína contra Aids

Pesquisa realizada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e outras duas instituições internacionais conseguiu comprovar que a semente de soja geneticamente modificada constitui a biofábrica mais eficiente da cianovirina, proteína muito eficaz no controle da Aids.

3) Governo muda regras de Moderfrota e Programas de Sustentação de Investimento

As linhas de financiamento do Moderfrota e do Programa de Sustentação de Investimento (PSI) vão ser mantidas este ano, mas as regras mudaram. Mesmo assim, produtores acreditam que ainda vale a pena aproveitar o crédito. 

4) Soja e milho estão em excelente patamar de venda, diz consultoria

A estimativa de plantio de grãos para a safra 2015/2016, anunciada nesta quinta, dia 19, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) pouco deve interferir no atual quadro de preços para soja e milho.

5) Preços da soja favorecem quem precisa de capital rápido

Os preços da soja e do milho estão bons para produtores que precisam se capitalizar antes de maio, mas a janela de oportunidade não vai durar muito tempo. Esta é a principal análise da AGR Brasil para o comportamento do mercado de commodities nos últimos dias.