Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas do RS encontram na agricultura uma alternativa à crise do setor

Tradicionais produtores de Santiago têm encontrado na soja uma garantia de rentabilidadeA equipe de reportagem do Projeto Soja Brasil foi ao Rio Grande do Sul e conversou com pecuaristas tradicionais que vêm investindo na agricultura como alternativa à crise na pecuária, e encontrando novas maneiras de manter a atividade eficiente e produtiva. A paisagem é típica do Pampa gaúcho: as coxilhas, o gado solto no pasto, uma cultura que se mantém viva há séculos. A paisagem continua característica, a pecuária permanece forte, mas nas grandes fazendas o espaço já começa a ser dividido com

Em apenas quatro anos, a área de pastagem utilizada na agricultura pulou de quatro mil para 100 mil hectares.
 
– A rentabilidade da pecuária hoje limita a capacidade de investimento do produtor. Mas a lavoura permite, e é necessário as altas produtividades um investimento à base de calcário, adubação de correção. E este sistema de plantio direto que nós temos aqui instalado, que é um produto nosso da região, dá muita estabilidade no sistema – comenta o presidente Sindicato Rural de Santiago RS, Júlio Freitas de Lima.

– De um modo geral, o pecuarista é muito conservador e nós temos que evoluir porque com a evolução nós vamos ter muito maior rentabilidade e maior desenvolvimento no que é nosso mesmo. Se nós melhorarmos o nosso campo, as nossas lavouras, nós vamos melhorar o nosso gado e vamos melhorar também um pouquinho mais o nosso bolso – conclui Eduardo Menna Barreto.

Sair da versão mobile