Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pioneiros que desbravaram Sorriso (MT) ajudam a cidade a se tornar a capital do agronegócio

Muitos produtores vieram do Sul do país atrás de terras agricultáveisA cidade de Sorriso, no médio norte de Mato Groso, recebeu o título de Capital Nacional do Agronegócio em 2012. Nesta safra, serão produzidos 620 mil hectares. Mas por trás de toda essa produção, existe uma história de pioneirismo. Muitos produtores de outras regiões vieram para o Centro-Oeste atrás de terras. É o caso do produtor Firmino Lameira, que chegou na década de 80 vindo do Rio Grande do Sul.

No início, como relata Lameira, os pioneiros enfrentaram muitos problemas com infraestrutura.

– Chegamos em 1981 vindos do Rio Grande do Sul. Quando chegamos não tinha infraestrutura, só tinha cerrado, não tinha estrada. Enfrentamos muitas dificuldades por falta de estradas, falta de logística. Aqui só tinha área degradada. E hoje está uma lavoura bonita, uma maravilha – diz.

Lameira deixou a família de agricultores no Sul e se mudou para o Centro-Oeste em busca de terras melhores. Segundo ele, surgiu a oportunidade de se mudar para Mato Grosso e ele aproveitou.

– Nós viemos pra cá para procurar terras planas, sem pedras. Lá no Sul não tinha área agricultável, era área problema. Viemos em busca de coisas melhores.

Para esta safra, Lameira está otimista. As lavouras, diz ele, estão bem plantadas, e a expectativa é de uma grande colheita.

– A expectativa de colheita é fantástica. Deu uns problemas com falta de chuva, mas isso é quase normal. Acho que as lavouras estão bem plantadas e com uma tecnologia fantástica. O povo daqui sabe cuidar da lavoura. Com certeza o clima vai ajudar e vai dar tudo certo até a colheita.

Sair da versão mobile