Primeiros focos de ferrugem em lavouras comerciais já eram esperados para esta época, diz consultor do Soja Brasil

Dois casos foram confirmados na cidade de Itaberá, em São PauloOs dois primeiros focos de ferrugem em lavouras comerciais foram registrados nessa quinta, dia 29, em Itaberá, São Paulo. Ao todo, já são oito focos confirmados em regiões produtoras do Brasil, seis deles em soja guaxa.  Apesar da preocupação dos produtores, esses primeiros casos já eram esperados, segundo relata o consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann.

– Nós estamos no fim de novembro, já entrando em dezembro. É esperado que os primeiros focos em lavouras comerciais comecem a aparecer. A preocupação é sempre a mesma. Há agricultores que já fizeram uma aplicação de forma preventiva, outros que já estavam esperando que isso acontecesse através do site do Consórcio.

Para Lantmann, o momento agora é de cuidado com a lavoura. O produtor precisa monitorar novos casos e aplicar corretamente os fungicidas.

– Daqui para a frente é momento de cuidar da ferrrugem. Existe tecnologia, existe produto eficaz, existe momento adequado para fazer. Então, de agora em diante, o produtor deve monitorar através do consórcio, por exemplo, e aplicar o produto na hora mais correta.