Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de uma tonelada de sal requer 325 mil litros de água do mar

Atividades nas lajes de sal e outras etapas da logística de suplemento mineralUm bom suplemento mineral para o regime de engorda bovino é composto por 35% de sal e 65% de outros minerais. O episódio dessa semana do Canal Rural Na Estrada segue no encalço deste insumo e vai diretamente à sua fonte de origem, acompanhando o seu processo logístico.

No Brasil, o Rio Grande do Norte é reponsável pela maior parte da produção de sal: 95% do mineral está concentrada no Estado. Em escala mundial, a maior demanda de sal é para o processo de degelo na indústria química. Cento e dez países produzem sal, mas uma minoria deles concentra um grande volume do insumo: China, Estados Unidos e Índia, juntos, representam 46% do mercado mundial – cresce em média de 3% ao ano.

• Frete do suplemento mineral chega a representar mais de 8% no custo final do produto

Para fazer uma tonelada de sal, são necessários 325 mil litros de água do mar. A produção do sal é possibilitada pela entrada de um braço do oceano pelo continente. Nas salinas, são instalados tanques de evaporação, para separar água de sal. A ação é natural vento e do sol.

Dos tanques de evaporação, a água do mar vai para os lagos de cristalização, formando uma crosta do mineral conhecida como laje de sal. Na laje de sal, a demora é de quatro meses para que uma área de dez hectares acumule mais de 12 mil toneladas do mineral. É lá que ocorre a extração, com maquinário digno de uma lavoura comum.

Atualmente, o Brasil investe 0,42% do seu PIB na área de logística, valor ínfimo comparado ao montante de 10,6% direcionado pelo governo chinês naquele país. Adequando a uma realidade mais próxima, até mesmo na América Latina a magnitude dos investimentos chega a 6%. Assim, de acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, perdemos até R$83 bilhões anuais apenas por ineficiência, somando todas as instâncias logísticas.

Não perca: o Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, às 8h, com reprise às 20h. Confira abaixo uma prévia:

Clique aqui para ver o vídeo

• Assista ao episódio anterior, sobre sementes

Sair da versão mobile