Produtor rural usa armadilha de feromônio para atrair helicoverpa

Agente biológico serve para comunicação entre insetos da mesma espécieUm produtor de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, decidiu apostar em uma medida simples para atrair a lagarta helicoverpa, que já registra incidência no Estado.

Regis Riozelli comprou uma armadilha de feromônio, que são agentes biológicos produzidos pelos insetos e servem para a comunicação entre eles. Uma das principais características do feromônio é que cada tipo tem ação apenas entre insetos da mesma espécie.

>>Veja mais notícias sobre a helicoverpa

– Aqui tem lagarta da soja, tem lagarta falsa-medideira e tem também para a nossa surpresa, a tal da helicoverpa.

O produtor trabalha boa parte da lavoura com soja convencional, e uma pequena parte de soja Intacta. Ele conta que tem usado inseticidas na lavoura onde usa semente RR1, além de fazer rotação de inseticidas e aplicações noturnas, mas diz que ainda sente falta de informação sobre o controle da praga.

– Tem que fazer mais divulgação, o pessoal não está tão informado. O pessoal pergunta pra gente como é que estamos fazendo. Pelo que eu vi até hoje de manhã o pessoal de algumas revendas daqui não tem tanto produto em estoque, porque estamos no final do ano agora – afirma o produtor.