Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores aprendem a instalar pivôs para irrigação de lavouras em Mato Grosso

Em projeto de R$ 4,6 milhões, motores retiram a água do rio a conduzem até um açude artificialOs produtores de grãos do oeste de Mato Grosso, que sofrem na época da seca quando não conseguem plantar, têm um novo estímulo. Na cidade de Campos de Júlio, um dos agricultores mais antigos da região está implementando os primeiros pivôs da cidade. Com isto, vai conseguir plantar irrigando a lavoura. O investimento vem chamando a atenção e, em pouco tempo, deve atrair novos interessados. Até o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece cursos para o produtor se familiarizar com o sistema.

O produtor rural Francisco Dors olha a lavoura e lembra do passado quando chegou em Campos de Júlio. A família veio do Paraná, e com o tempo passou a cultivar soja em 10 mil hectares. Hoje, ele administra a própria fazenda. São 2.450 hectares, com clima favorável e terra produtiva. O problema é a época da seca, que começa em maio e vai até outubro.
 
Os motores retiram a água do rio, e por canos subterrâneos a conduzem por quilômetros até um açude artificial. Dali sairá a água para os quatro pivôs responsáveis pela irrigação. O investimento foi de R$ 4,6 milhões. Só a rede elétrica custou quase um milhão. Mas vai valer a pena, e as possibilidade serão muitas já a partir da próxima safra.
 
Dors ainda está se familiarizando com o sistema. Em casos assim, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural não só orienta agricultores como ele, mas presta toda assistência técnica que os produtores possam precisar.
 

 

Sair da versão mobile