Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de Santa Carmem (MT), cidade do pé de soja gigante, estão confiantes com a safra 2012/2013

Planta, famosa pelo tamanho, tem cerca de 17,8 mil vagensA expedição Soja Brasil passou por Santa Carmem, em Mato Grosso, nesta terça, dia 6, para conversar com produtores e conhecer o pé de soja gigante, que tornou a cidade famosa no meio rural. O pé tem cerca de 17,8 mil vagens e pertence ao produtor Nelson Kappes.

Segundo Kappes, que já ganhou muitos prêmios em concursos, foi seu filho quem desenvolveu a tecnologia para a planta crescer.

– Isso começou em um concurso aqui na cidade há cinco anos. Meu filho é engenheiro agrônomo, então ele inventou essa tecnologia para aumentar o tamanho do pé de soja. Acredito que todo mundo pode fazer, nós fizemos com dedicação. Esse é o exemplo que queremos dar ao produtor brasileiro – diz Kappes.

O consultor da expedição Soja Brasil Áureo Lantmann, acredita que, com alguns cuidados, é possível produzir uma planta gigante.

– Se cultivar uma planta isolada, sem concorrência de outras plantas, a tendência é crescer. O tratamento com luz durante a noite também ajuda a crescer. Ela não vai substituir a soja convencional, mas não deixa de ser interessante – fala Áureo Lantmann.

Na cidade, que tem 4 mil habitantes e 87 mil hectares são de soja, os produtores estão esperançosos com a safra de soja 2012/2013. O produtor rural Gerson Maurina saiu do Rio Grande do Sul com a família e foi para o Mato Grosso trabalhar. Hoje, ele e a família têm 5,1 mil hectares plantados. Para esta safra, o sentimento é confiança.

– O clima que temos aqui é muito bom. Neste ano, graças a Deus, o tempo está ajudando. A soja está crescendo bonita. Nossa logística é boa, só temos a ganhar plantando soja e milho na região – diz Maurina.

Sair da versão mobile