Nessas regiões, a chuva retardou o plantio. No Estado de Illinois, alguns produtores tiveram que replantar o milho duas vezes devido à umidade. Em Minnesota, muitos desistiram de plantar.
O desenvolvimento das plantas também foi prejudicado, mas por causa de um período de estiagem após o plantio. Em Iowa e Minnesota, agricultores esperam grandes perdas de produtividade, apesar de o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimar uma grande produção. O repórter do Canal Rural Ricardo Cunha viu de perto as lavouras norte-americanas. Para ele, as perdas verificadas pelos produtores podem mudar o cenário da safra.
– A Expedição aos Estados Unidos nos permitiu ver que existem duas realidades em relação à safra de soja. De um lado, o USDA e outras autoridades americanas acreditam que vão colher uma das maiores safras da história do país. De outro, os produtores se mostram preocupados com o que estão vendo em suas lavouras. São ataques de pragas, calor excessivo, falta de chuva e as consequências do plantio tardio. Tudo isso pode, no futuro, mudar o quadro da safra americana – diz.
Confira a série de reportagens.
>> Produtores norte-americanos estão otimistas com safra 2013/2014 de soja
>> Produtores dos EUA buscam alternativas para evitar prejuízos nas lavouras de soja e de milho
>> Irrigação em propriedades rurais do Nebraska (EUA) garante boa safra de grãos
>> Cultivo de milho para produção de etanol é uma das principais fontes de renda de agricultores em Iowa (EUA)