Na primeira edição do Projeto, representantes do Canal Rural e da Aprosoja Brasil visitaram o país em setembro de 2012 e percorreram cinco Estados (Illinois, Missouri, Kansas, Nebraska e Iowa) do Corn Belt. O grupo acompanhou de perto o efeito da maior seca dos últimos anos nas lavouras do Meio-Oeste norte-americano e conversou com produtores que tiveram perdas nas lavouras de milho e soja.
Nesta segunda visita, os repórteres do Canal Rural Ricardo Cunha e Pedro Silvestre; o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira; o consultor Ricardo Arioli Silva; e o diretor da Aprosoja-MT, Naildo da Silva Lopes, visitarão lavouras em Missouri, Illinois, Iowa, Minnesota, Dakota do Sul e Nebraska.
Nos Estados Unidos, o excesso de chuvas atrapalhou o plantio de soja e de milho nesta safra, que foi concluído com atraso em relação a anos anteriores. Apesar disso, grande parte das lavouras apresenta boas condições, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Para o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, a passagem do Projeto Soja Brasil pelo país é importante para que o produtor brasileiro possa acompanhar o desenvolvimento da safra norte-americana e, com isso, observar os níveis de preços que a soja e o milho podem alcançar.
– Acompanhar o andamento das lavouras dos EUA é essencial para o planejamento dos produtores brasileiros, para entender em que patamares de preços a soja e o milho podem chegar. E isso interfere na renda dos produtores no Brasil – diz Fabrício Rosa.
Diariamente, o telespectador poderá acompanhar a viagem da equipe pelo país nos telejornais Bom Dia Campo (7h), Mercado & Cia (12h20min), e Rural Notícias (19h). Na internet, o leitor saberá do andamento da safra norte-americana pelo site do Projeto Soja Brasil, pelo Facebook e pelo Twitter.
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), tem a coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, nesta edição, a consultoria agroeconômica do Instituto de Pesquisas Safras & Mercado. O patrocínio do projeto é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e New Holland, com o apoio de Yara Brasil.