Prosperidade na agricultura atrai produtores de todo o país para Tocantins

Estado desponta como fronteira agrícola e encanta agricultores com bons resultadosA quantidade de produtores que migram de todo o Brasil para o Tocantins só cresce, e os números do desenvolvimento da região nos últimos anos justificam esta migração. Em conversa com João Olivi durante o programa Mercado & Cia desta quinta, dia 23, a repórter Kellen Severo falou sobre o fortalecimento do Estado como fronteira agrícola do país.

Veja também:

>>Falsa-medideira arrasa plantação inteira de soja em Campos Lindos (TO)

>>Paraná debate mercado e logística na abertura da colheita da soja

– Eu conversei com produtores que chegavam aqui com 500 hectares e hoje têm dois mil hectares. Produtores que tinham dois mil hectares e hoje estão com oito mil hectares, planejando, em um ano, atingir a marca de 10 mil hectares – conta a repórter.

Os agricultores saem de outros Estados como Paraná, Santa Catarina e Bahia, em busca das condições de clima e solo favoráveis à agricultura.

Mas apesar de despontar no Brasil como um Estado produtor, Tocantins ainda tem a falta de infraestrutura como principal problema. Hoje, cidades pequenas carecem dos recursos mais básicos:

– A cidade de Santa Rosa do Tocantins tem cerca de 5 mil habitantes, e acredite: ainda não existe uma agência bancária. Para qualquer transação, seja um pagamento de boleto, seja um saque de dinheiro, é uma situação impossível de se fazer por aqui – afirma Kellen.