– O que acontece agora é que as lideranças da coligação e lideranças políticas de outros partidos vão atuar no sentido de definir logo o quadro porque a campanha começa e a campanha na televisão não espera – diz.
Campos era o primeiro candidato à Presidência com menos de 50 anos na História do país e conhecido como conciliador de interesses. A menos de dois meses das eleições, o PSB cogita sua substituição pela vice-candidata Marina Silva. Ela já teve votação substancial na eleição passada e o efeito de sua entrada na atual disputa política é dúbia para Dilma e Aécio, conforme comentou Freitas:
– Os dois podem ser tanto beneficiados quanto prejudicados porque a Marina tem um perfil próprio. Ela tem uma faixa própria na política brasileira; na eleição passada ela surgiu como uma novidade. Não existe clonagem na política. Se a Marina Silva for candidata a presidente, ela tem um perfil próprio e um discurso próprio, que às vezes conflita com os interesses de vários setores da sociedade, inclusive o setor do agronegócio.
Confira a entrevista completa do programa Rural Notícias com o cientista político: