Renda e seguro são temas fundamentais para as políticas agropecuárias

Roberto Rodrigues recebe Luís Carlos Guedes Pinto para discutir como estes dois temas deveriam figurar nos planos de governoNão há competitividade sem renda. Esta é a principal mensagem que permeia o debate deste terceiro programa Plano de Governo, apresentado por Roberto Rodrigues. A renda é o pé econômico do tripé da sustentabilidade, e uma das questões mais críticas para o setor agropecuário.

Neste programa, Roberto Rodrigues recebe o ex-ministro da Agricultura e atual membro do conselho de administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Luís Carlos Guedes Pinto. Eles conversam sobre os problemas envolvendo a questão da renda – e de seu irmão gêmeo, o seguro agrícola.
 
– A agricultura, por suas características, é uma atividade de riscos maiores, está exposta ao clima, o agricultor tem risco permanente em sua atividade – lembra Guedes Pinto.

Por suas características e importância para a economia e a segurança alimentar, a subvenção para a produção agropecuária é extremamente importante. O país avançou neste aspecto nos últimos anos, mas ainda há problema a serem superados. Guedes Pinto aponta que um deles é o orçamento da União, que obedece ao ano civil, enquanto a liberação de recursos deve acompanhar a safra, cujo período não acompanha o ano civil.

– São problemas operacionais que aparentemente seriam fáceis de serem resolvidos, mas não são. Falta estabilidade sobre o volume de recursos disponível durante a safra e a liberação destes recursos. Frequentemente, as seguradoras indenizam os produtores sem terem recebido os recursos do governo federal – aponta.

Assista ao programa e veja outros detalhes desta discussão.