Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Representante do Ministério do Meio Ambiente acredita em aprovação rápida do Código Florestal

João de Deus classificou texto como adequado e fruto do diálogoEm entrevista ao programa Estúdio Rural, do Canal Rural, o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus, disse acreditar que a tramitação do novo texto do Código Florestal terá uma tramitação mais rápida na Câmara dos Deputados.

– Temos uma expectativa de tramitação mais serena e calma. Há um entendimento de que as mudanças produzidas pelo Senado Federal produziram um texto bastante adequado – justificou.

Sobre pontos polêmicos do projeto, como APP’s, Reservas Legais e multas, João de Deus afirmou que o assunto foi amplamente debatido em diferentes fases no Senado Federal, muito antes da votação em plenário. O diretor defendeu o novo Código Florestal, citando alterações conceituais na lei, que evoluem na preservação do ambiente.

– Houve momentos de polarização, mas o assunto foi amplamente discutido. O texto resgata a figura da APP. A possibilidade de supressão de vegetação nessas áreas só existe em casos excepcionais, quando há ganho social. Isso foi um grande avanço – avaliou.

O diretor elogiou o tratamento mais claro sobre o uso de reservas legais. Para ele, o novo Código Florestal elimina as perspectivas de novos desmatamentos em áreas de preservação.

De acordo com João de Deus, sempre houve tranquilidade na relação entre o Ministério do Meio Ambiente e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As divergências sobre aspectos da preservação do meio ambiente e da produção agropecuária refletem as diferenças na composição social.

– Sempre houve diálogo. O texto foi construído na base do consenso possível e traduz as divergências existentes na própria sociedade – finalizou.

Assista ao programa na íntegra:

Sair da versão mobile