O produtor de Diamantino (MT) José Cazzeta ainda nem terminou a colheita do milho safrinha e já está de olho na próxima safra de soja, que vai ser plantada em setembro. Cauteloso, Cazzeta negociou 50 mil sacas de soja em troca dos insumos da lavoura, mas ainda não quer fixar o preço da saca em dólar. E mesmo com a alta no preço do fertilizante, o que deve ocorrer em todo o país, ele não pensa em reduzir o investimento em tecnologia.
– Se eu fechar hoje, não me compensa, se subir o dólar consigo manter o custo da safra em 23 sacas por hectare – diz o produtor.
Mesmo assim, o produtor já decidiu. Na propriedade de 2,2 mil hectares, vai ampliar em 20% a área de soja. Uma situação que também se repete em outras regiões. Na safra 2012/2013 os produtores brasileiros plantaram 27,7 milhões de hectares da oleaginosa.
A consultoria Safras & Mercado, parceira na segunda edição do Soja Brasil, já prevê que no próximo ciclo ocorra uma expansão entre 3% e 5% na área cultivada. A produtividade também deve aumentar.
Depois de sete anos consecutivos de ganhos elevados, a expectativa é de lucros moderados. Com o dólar mais alto no momento de fechar a planilha de custos, o produtor deve ter muita atenção para não comprometer os ganhos.
Esses são apenas os momentos iniciais de uma safra que deve chegar a 85 milhões de toneladas no Brasil. O Canal Rural vai mostrar todas as etapas deste ciclo de produção no Projeto Soja Brasil, que vai percorrer 13 Estados. E a cobertura internacional também vai ser ampliada. Desta vez, além de Estados Unidos e Argentina, o projeto vai passar por lavouras de soja do Uruguai e do Paraguai.
– Nosso time vai estar em dois lugares. Um no Centro-Oeste e outro no Sul, por exemplo. O número de cidades será maior. É um avanço no projeto – fala Julio Cargnino, gerente de conteúdo do Canal Rural.
Além da expedição, o projeto retoma os grandes debates do agronegócio nacional. O primeiro fórum Soja Brasil ocorre no dia 24 deste mês, em Toledo (PR) e vai colocar em discussão os desafios de uma safra de incertezas. Entre os temas dos próximos fóruns com produtores e especialistas, estão os problemas de infraestrutura, como o escoamento da produção e a incidência de pragas como a helicoverpa. O Soja Brasil também estará presente em dois eventos especiais que marcam o plantio e a colheita do grão. A Embrapa é uma das aliadas deste grande projeto de consultoria diária.
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é parceira do Canal Rural na realização deste projeto e a direção da entidade prevê mais uma grande edição, com todas as informações que o agricultor precisa para sua tomada de decisões.
O produtor poderá acompanhar as principais informações sobre o desenvolvimento das lavouras de soja pelo Canal Rural e pelo site do Projeto Soja Brasil. Nesta edição, todas as notícias da safra de soja estarão ao alcance da mão, basta acessar o aplicativo do Soja Brasil no smartphone.
O projeto é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), tem a coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, nesta edição, a consultoria agroeconômica do Instituto de Pesquisas Safras & Mercado. O patrocínio do projeto é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e New Holland, com o apoio de Yara Brasil.