Senar MT oferece alternativas para capacitação de produtores

Agricultores com diversos níveis de conhecimento encontram opções de profissionalização em Mato GrossoO Projeto Soja Brasil constatou junto com o Senar MT que uma das principais deficiências do campo está capacitação da mão-de-obra. Mas alternativas de profissionalização existem, e o Senar MT é uma delas.

A instituição voltada ao ensino rural oferece cursos de capacitação em Mato Grosso para ajudar os profissionais que trabalham nas lavouras. São treinamentos, capacitações e programas especiais voltados a produtores com níveis variados de conhecimento. Segundo a supervisora do Senar MT, Layra Toledo, o objetivo dos cursos é garantir a qualidade do produto, além de aumentar a produção e o aproveitamento no campo.

Atualmente, o Senar oferece cursos como o Campo Aprendiz, onde o produtor jovem de cana aprende desde a parte de extratos do solo até a colheita, o que inclui mecanização, manutenção, regulagem e operação.

Alunos do Campo Aprendiz trabalham e estudam ao mesmo tempo, em um formato de curso modular. Mas há também treinamentos semanais, com carga horária de até 40 horas, e cursos na área de gestão, administração e saúde e segurança do trabalhador.

O Campo Aprendiz, realizado em uma destilaria de álcool, é modular. Mas o Senar realiza também treinamentos semanais, com carga horária, em média, de 40 horas. Há cursos, inclusive na área de gestão, administração e saúde e segurança do trabalhador.

Para obter os serviços de ensino do Senar MT, o Sindicato Rural de cada município é quem faz a solicitação. A partir de então, o Senar leva seus cursos até as cidades solicitantes.