O mercado fechou em forte alta, nesta sexta, dia 7. O contrato de soja para novembro, o mais ativo, fechou com 20 pontos de alta, atingindo o maior nível desde o dia 24 de julho, a US$ 9,63. O destaque é do boletim da consultoria AGR Brasil.
O volume negociado nesta sexta foi bem maior do que as últimas sessões, principalmente com fundos entrando no mercado e recomprando contratos antes do relatório da semana que vem do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Esse movimento confirma as indicações da AGR sobre as altas pré-relatório do USDA.
– Essas altas constituem ótimas oportunidades de venda – aponta a consultoria.
O grande enigma para o próximo relatório do USDA será não só o nível de produtividade para as safras de milho e soja nos EUA, mas também o debate sobre a área de plantio da soja. A equipe da AGR frisa que, com a melhora do clima desde meados de julho, é bem possível que a safra 2015/2016 de milho e soja seja a segunda maior da história dos EUA, mesmo com uma possível redução de 200 mil a 400 mil hectares na estimativa de área total da safra de soja nos próximos relatórios.
Com as exportações em ritmo bem menor do que o ano passado, a produção norte-americana deve ser mais que suficiente para suprir a demanda, trazendo a possibilidade de forte aumento nos estoques norte-americanos pelo segundo ano consecutivo. Caso confirmado este cenário, preços terão dificuldade em sustentar altas acima dos US$ 9,50 para novembro/janeiro/março de 2016.
A AGR acredita que índices de produtividade devem subir nos relatórios do USDA após o relatório de agosto. O clima neste final de semana será importantíssimo para o direcionamento de cotações no início da semana que vem – pré-relatório.
– A safra está em boas condições, a umidade no solo é excelente na maior parte do Cinturão e as chuvas que parecem estar chegando serão suficientes (apesar de abaixo do ideal) para manter a safra em boas condições – diz o relatório.
Conexão Chicago
Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.