O município de Campos Novos, em Santa Catarina, recebe o Fórum Mais Milho nesta terça-feira, dia 26. Produtores se reúnem para discutir caminhos para a autossuficiência na cadeia de proteína animal. Apesar da forte produção de milho no estado, pecuaristas ainda importam cerca de quatro milhões de toneladas para uso na ração.
Em 2019, o encarecimento do frete gerado pela tabela de preços mínimos tem intensificado as compras internacionais. De acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), está mais barato adquirir o grão de países vizinhos, como Argentina e Paraguai, do que de outros estados brasileiros.
- Preço do milho acumula alta de 6% em fevereiro, diz Cepea
- Consultoria projeta novas altas no preço do milho nesta semana
No primeiro painel, palestrantes e debatedores irão discutir sobre o cultivo de cereais de inverno para ração, os desafios do aumento da produtividade de trigo, triticale e cevada para trazer renda ao produtor e sustentabilidade à produção de proteína animal.
Logo após, o público poderá acompanhar o segundo painel, onde a produtividade e a logística eficiente serão temas principais durante o debate.