Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bancada ruralista tenta adiar CAR para 2018

Parlamentares alegam que atrasos na implementação do sistema prejudicaram os produtores

Fonte: Divulgação/Eduardo Serrano

A bancada ruralista pressiona o congresso para que seja aprovado um projeto de lei que adia o cadastro ambiental rural (CAR), com vencimento em 5 de maio, para 2018. O PL é de autoria do senador Romero Jucá (PMDB). Dados divulgados nesta quinta-feira, dia 18, pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), mostram que 34% da área ainda não tinha sido cadastrada até 31 de janeiro. Os parlamentares afirmam que atrasos na implementação do sistema nos estados e municípios prejudicaram os produtores.

Porém, até janeiro deste ano, foram registrados mais de 262 milhões de hectares, o que significa 66% das áreas passíveis de cadastramento, um balanço positivo para o SFB.  A região com o maior percentual de área cadastrada é a Norte (82,70%), enquanto a Sul é a que, até o fechamento do estudo, menos tinha aderido (33,10%). 

O diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, lembra que o CAR é obrigatório e quem não cadastrar a propriedade dentro do prazo perderá benefícios, como a possibilidade de ter multas suspensas e ainda poderá “ter constrangimentos ao pedir acesso ao crédito a partir de 2017”, já que de acordo com o novo código florestal, quem não tiver o cadastro não poderá ter acesso a crédito rural a partir do ano que vem.

Para a próxima semana, um grupo de parlamentares está organizando uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, para pedir a prorrogação do prazo do CAR. Eles também se preparam para discutir a questão em uma audiência pública no início de março.

Sair da versão mobile