Café

Café fecha em baixa em Nova York após confirmação de geada fraca no Brasil 

Os contratos com entrega em setembro/2019 fecharam o dia a 106,40 centavos de dólar por libra-peso

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações da segunda-feira com preços acentuadamente mais baixos. A sessão foi de intensa volatilidade, com o mercado acompanhando as informações sobre geadas em parte do cinturão cafeeiro do Brasil. Inicialmente, houve ganhos significativos com as indicações de que houve efetivamente geadas sobre o cinturão cafeeiro que atingiram lavouras.

Assim, os temores de prejuízos sobre os cafezais, com impacto em safras futuras, levaram os agentes às compras e as cotações avançaram. Entretanto, à medida que os relatos vieram em maior número, indicando que as geadas foram fracas e sem tanto impacto sobre os cafezais, o que não deve trazer grandes prejuízos ou quebras às safras futuras, as cotações acabaram perdendo terreno e despencaram. De qualquer forma, o mercado segue aguardando maiores informações sobre o efetivo impacto do frio intenso no cinturão cafeeiro no final de semana. 

Os contratos com entrega em setembro/2019 fecharam o dia a 106,40 centavos de dólar por libra-peso, com desvalorização de 4,70 centavos, ou de 4,2%. Dezembro fechou a 110,20 cents, com queda de 4,60 centavos, ou de 4,0%.