A colheita de café avança nas principais regiões produtoras do país, começando agora em junho. No entanto, antes do início dos trabalhos, é preciso ter alguns cuidados com o maquinário para garantir uma produção que atenda às exigências do mercado e garanta bons lucros ao produtor.
A manutenção dos equipamentos é fundamental para evitar prejuízos. O mecânico deve fazer a revisão em todo o maquinário e, no caso dos lavadores de café, deve haver uma atenção redobrada para a troca de correias e lubrificação dos rolamentos.
“Se algum rolamento for substituído, deve ser feito tudo isso antes de se iniciar a colheita para evitar surpresas durante o processamento do café”, disse o especialista em equipamentos pós-colheita da Cooxupé, Rogério Benassi.
Nos elevadores, deve ser feita a limpeza das canecas. Para o descascador de grão, cuidado com a peneira que separa o grão verde do cereja. “Ver se essa peneira está de acordo com o tamanho do grão de café que vai ser processado e, ao que tudo indica, nesta safra nós vamos ter grãos bem graúdos, vamos aí utilizar entre uma peneira de 8 mm ou 9 mm”, comentou.
Outro cuidado importante para evitar a contaminação com grãos estragados da safra anterior é com a limpeza dos secadores, tulhas e máquinas de benefício. No caso do secador, atenção com as bicas, troca de óleo e verificação do termômetro. Já a chaminé não pode estar enferrujada e a lenha precisa estar seca antes de ser utilizada.
“Não deixe para cortar a lenha na hora, porque o secador vai gastar caloria para secar a lenha, para depois ser queimada. As tulhas, nós temos que ver se foi feita a limpeza, se não tem nada da safra passada, ver a limpeza sob a tulha e também se não tem café da safra remanescente, porque poderia contaminar os primeiros lotes de café que viriam dessa safra agora”, finalizou.