Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas prejudicam semeadura do milho em MT

Cenário resultou em um total semeado de 26,69%, na média do estado

Fonte: Pixabay

Em algumas regiões de Mato Grosso, a precipitação das chuvas prejudicou o andar da semeadura, resultando assim um total semeado de 26,69%, na média do estado.

Ainda assim, a semeadura neste ano agrícola está bastante adiantada quando comparada à média das últimas cinco safras em Mato Grosso, o que apresenta um valor de 18,48%, segundo o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária. 

Para algumas regiões, como a médio-norte, as condições climáticas favoreceram tanto a colheita de soja quanto a semeadura do milho, fechando a semana passada, em 45,22% já semeados e apresentando o maior avanço semanal (28,4 p.p.) dentre todas as regiões.

O Sudeste, Oeste e Centro-Sul, antes atrasados em relação à safra 2015/2016, estão adiantados devido aos andamentos na semeadura de algodão que ocorreram na semana passada, que tradicionalmente prioriza o cultivo da fibra.Assim, para os próximos dias, as chuvas devem ser o fator limitante na quantidade de hectares que devem ser semeados no estado.

Dificuldades

As chuvas nos últimos 15 dias vieram a agravar as dificuldades do produtor na semeadura do cereal. Já para o próximo mês, a Somar Meteorologia estima que irá chover mais de 200 milímetros em alguns municípios do Estado. Campo Novo do Parecis, Itaúba e Sinop são os municípios acompanhados que poderão ter a maior precipitação no mês de fevereiro.

Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, é visto que neste ano as chuvas estarão mais presentes, podendo assim atrapalhar o manejo a campo do produtor. Na semana passada, para não atrasar e perder o “time” da semeadura, alguns produtores optaram por intensificar o andamento da semeadura enquanto havia sol e em muitos casos decidiram ter turnos noturnos. Caso esta previsão das precipitações venha a acontecer, o produtor poderá ter dificuldades no trabalho a campo neste mês, contudo pode favorecer as condições das lavouras já a campo.

Sair da versão mobile