Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Com critérios técnicos adotados, propriedade em MT produz mais de 200 sacas de milho por hectare

Considerada modelo, a Fazenda Prediger cultiva hoje mais de cinco mil hectares em sucessão de soja e milho no interior de Mato Grosso

A escolha de híbridos, fertilização e a semeadura dentro da janela ideal, em especial no mês de janeiro, são alguns dos critérios adotados por produtores de milho em Mato Grosso para conseguir superar a marca de 200 sacas por hectare.

Em Sorriso, a Fazenda Prediger é considerada modelo em termos de produtividade do grão. Por lá, em sucessão com a soja há 12 anos, são 5,3 mil hectares semeados com o cereal.

Mais Milho Especial Foto Leandro Balbino Canal Rural Mato Grosso
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

A história da Fazenda Prediger faz parte da sétima edição do Projeto Mais Milho, realizado pelo Canal Rural em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Em oito episódios, o apresentador e diretor-executivo da Abramilho, Glauber Silveira, trará histórias de sucesso e inspiradoras ligadas à produção do grão, que a cada dia vem tomando espaço importante na conta das propriedades.

O agricultor Vanderlei Barivieira comenta que os desafios do dia a dia são muitos na produção, mas nada que não possa ser superado. A propriedade que possui cerca de 40 anos, segundo ele, quando começou a introduzir o milho nas lavouras, antes mesmo de pensar em investir em maquinários novos, investiu em armazenagem.

“Ele dá um volume muito maior que a soja. Hoje, a gente consegue ter armazém para atender tanto a produção total de soja quanto de milho. Se preciso for a gente consegue organizar para armazenar as duas safras”.

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Desafios ainda são muitos na produção

Conforme Vanderlei, Mato Grosso possui desafios peculiares. O principal do estado: a logística. Ele salienta que possuir um armazém próprio traz, inclusive, segurança diante de tais desafios.

“Era viável economicamente. Até hoje é. É muito bom ser dono do seu próprio produtor e o produto em casa de certa forma está embaixo da nossa alçada”.

Na avaliação de Vanderlei hoje não há como deixar o milho de lado. Ele frisa que a cada ano a cultura vem tomando um espaço muito importante no fechamento das contas do ano nas propriedades rurais.

“A conta não fecha se ficar em um. Hoje o negócio sem a segunda safra se torna um negócio que ele não tem a mesma velocidade do que com a segunda safra”.

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Fazenda modelo em produtividade

A Fazenda Prediger, em Sorriso, é uma das fazendas consideradas modelo em Mato Grosso em termos de produção e produtividade. A família possui uma área voltada para testes. Anualmente na propriedade um evento é realizado para mostrar as diversas variedades testadas no local.

Em 2015 a Fazenda Prediger em uma área de 200 hectares registrou a marca superior a 200 sacas de milho por hectare.

“Naquele momento nós começamos a acreditar que era possível atingirmos altas produtividades dentro da propriedade e aí começamos a intensificar a busca. Atingir essas mais de 200 sacas foi uma soma de híbridos, fertilidade [solo] e fertilização”.

Na safra 2021/2022, revela Vanderlei, em 20% da área foram colhidas 209 sacas de milho por hectare. Nesta safra a expectativa é que em 50% da área produzida com o cereal sejam colhidas mais de 200 sacas.

“Para essas áreas de alta produtividade o primeiro fator que a gente procura perseguir é a janela de plantio. Hoje a gente mira muito a janela de janeiro para eu ter a segurança da água. Por isso nos preparamos com armazéns, depois fomos para as colheitadeiras e depois as plantadeiras”, explica Vanderlei.

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile