A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na próxima sexta-feira, dia 9, dois leilões para contratação de frete. O objetivo é reduzir problemas de logística em alguns estados e de abastecimento de milho a pequenos criadores de animais filiados ao Programa de Vendas em Balcão.
O primeiro edital (Aviso 10) é para transferência de 634 toneladas de produtos diversos que vão compor cestas de alimentos no Estado de Minas Gerais e de Pernambuco. A mercadoria está armazenada em Goiás e em Sergipe.
Já o segundo edital (Aviso 11) é para remoção de 23.800 toneladas de milho em grãos que está estocado em armazéns de Palmeira do Piauí e vai ser remanejado dentro do próprio Estado para Parnaíba (1.800 t) e Teresina (1.500 t). Desse mesmo armazém irão mais 7 mil toneladas para Campina Grande, Patos, Souza e João Pessoa, na Paraíba, 4 mil toneladas para Arco Verde, Petrolina, Salgueiro e Recife, em Pernambuco, e 1 mil toneladas para Sobral, no Ceará.
Além desse montante, serão removidas 3.900 toneladas de Diamantino, em Mato Grosso, para as cidades gaúchas de Cruzeiro do Sul e Marau. De Sapezal (MT) serão transferidas 3.900 toneladas para Boa Vista (RR) e 400 mil toneladas para Rio Branco (AC). Além disso, haverá remoção interna de 400 toneladas de Porteirão (GO) para Palmeiras de Goiás.
Este é o segundo leilão de frete realizado este ano, informa a Conab. O primeiro foi no dia 15 deste mês, quando foram transferidas 33 mil toneladas de milho para as regiões Norte e Nordeste.