Conheça a família que produz 200 sacas de milho por hectare

E saiba também como Guarapuava (PR) se tornou a maior aliada da produtividade do cereal na região

Na segunda reportagem da série do projeto Mais Milho, a nossa equipe mostra a história de Bruno Reinhofer, produtor rural de 34 anos que pertence à quarta geração de uma família de imigrantes alemães que foram fundamentais para o crescimento da agricultura no Paraná. O produtor, que hoje planta 700 hectares do grão, conta como pulou de uma produtividade de 4 toneladas por hectare para 12 toneladas por hectare, volume que equivale a cerca de 200 sacas.

O Mais Milho deste sábado visitou uma região privilegiada quando o assunto é a produtividade de milho no Brasil. A cidade de Guarapuava, localizada a 256 km de Curitiba, no Paraná, registra em toda safra índice superior à média do estado, que é de 146 sacas, e maior também que a média nacional, de 86 sacas por hectare.

Saiba o que a região tem de tão especial para registrar as maiores produtividades de milho do Brasil:

– A topografia favorece. A altitude varia de 900 a 1.050 m, o que é ideal para lavoura de milho.
– A temperatura é alta durante o dia e baixa à noite, combinação perfeita para o desenvolvimento da planta.
– Solo argiloso, que favorece o cultivo do grão.
– Precipitação hídrica na medida certa. As chuvas são regulares, acima de 100 milímetros por mês. Não falta água nas fases fundamentais para cultura.
– Os produtores rurais investem em tecnologia e no manejo da lavoura. A combinação entre a alta tecnificação e as condições naturais da região justificam o resultado acima da média.