Ocorrendo dentro de um rígido protocolo sanitário e de distanciamento social, a Credenciadora de Inéditos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região concluiu seu primeiro dia de programação nesta sexta-feira, 5 de junho. Ao todo 23 animais passaram pelo crivo dos jurados, tanto na etapa de análise morfológica quando no início das funcionais (com Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas), apontando os conjuntos que já vão se destacando e alternando presença nas primeiras colocações.
Ao final das provas de hoje, dentro da categoria Fêmeas, o topo da planilha foi ocupado por Capanegra Una Novia. A égua, exposta pela Estância Tamareira e Cabanha Santa Larissa, vem conduzida pelo ginete Cezar Augusto Schell Freire, com 18,622 de média parcial. Já na categoria Machos, somando 18,772 de nota até o momento, Zêzere do Canguçu termina como líder na parcial das funcionais. O cavalo é propriedade da Cabanha OJ, de Erechim/RS, e compete sob a condução do ginete Fagner Crescencio Espíndola.
Etapa morfológica, realizada no turno da manhã
Na avaliação do trio formado por Cláudio Neto de Azevedo, Eduardo Móglia Suñe e Felipe Caccia Maciel, Invernada do Morro Chato arrancou na seletiva com 7,450 de nota na apresentação a cabresto. A rosilha colorada é exposta pela Cabanha Zamorra, de Lages/SC. Já Amuleto da Velho Cincerro alcançou 7,767 de pontuação. O cavalo zaino veio à pista exposto pela Cabanha Velho Cincerro, de Pomerode/SC.
Fim de semana
A programação, que segue até o domingo, retorna a partir das 8h do sábado, 6 de junho, com a etapa de mangueira I. A supervisão técnica da prova está a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, supervisor credenciado à ABCCC.
Retomada segue cuidados de prevenção à Covid-19
O retorno de algumas atividades de seleção da raça Crioula só foi possível graças a um intenso trabalho da ABCCC e da preocupação em formular um protocolo sanitário e de distanciamento social que garantisse uma retomada segura, normas que estão sendo rigorosamente seguidas desde o início da programação. Incluindo uma rotina de controle prévio de entrada (limitando somente àqueles diretamente envolvidos na seletiva), medição de temperatura diariamente, uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas e espaços, atenção redobrada quanto à higienização e uma equipe de orientadores disponíveis para garantir o bom andamento das atividades e o cumprimento das normas.
“É um momento que a gente inicia um grande desafio. Somos a primeira entidade de raça no Brasil a retomar uma atividade de prova. Agradeço a todos que estão aqui desde ontem, seguindo todos os protocolos necessários. Tenho certeza que nós todos, juntos, vamos conseguir dar esse exemplo”, destacou o presidente da Associação, Francisco Kessler Fleck, nesta largada da seletiva.
Confira a programação restante:
- 6 de junho (sábado)
8h – Prova de Mangueira I
13h – Prova de Campo I
- 7 de junho (domingo)
8h – Mangueira II
9h30 – Bayard/Sarmento
10h30 – Prova de campo II
12h – Entrega de troféus e encerramento