Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cresce uso de técnicas de baixo carbono em MT

Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é usado em 700 mil hectares no estadoO uso do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), método que visa integrar aumento de produtividade e conservação de recursos naturais, está evoluindo em Mato Grosso, graças à disponibilização de recursos pelo Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do governo federal, e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Fonte: Divulgação/Pixabay

De acordo com dados do Observatório ABC, iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de promover a agricultura de baixo carbono, o uso do sistema ILPF avançou de 10 mil hectares, em 2004, para 700 mil hectares.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enumera uma série de vantagens desta técnica, como a melhoria dos atributos do solo, devido ao aumento da matéria orgânica, e a diminuição da necessidade de abertura de novas áreas.

• Veja também: Brasil responde por 50% da queda na emissão global de CO2

O pesquisador da Embrapa, Flávio Jesus Wruck, comemora esta evolução, mas destaca que existem uma série de desafios para expandir esse sistema, como convencer os produtores e a falta de recursos suficientes, mesmo com as atuais linhas.

– O Programa ABC resolve parte desse desafio, mas ele ainda é difícil de obter por ser uma linha muito burocrática – disse.

Sair da versão mobile