Elevação do dólar eleva competitividade do milho brasileiro, diz Cepea

No geral, agentes estão à espera da entrada da segunda safra, comportamento que se intensificou na última quinta-feira, 18, por causa do câmbio

A recente forte valorização do dólar frente ao real, devido a incertezas políticas, elevou ainda mais a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional. Com isso, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o interesse para exportação aumentou.
 
Segundo pesquisadores, além da recente alta do dólar, a maior competitividade do cereal nacional está atrelada às consecutivas baixas nos preços do milho brasileiro. No mercado doméstico, compradores e vendedores têm travado uma competição acirrada, com grande parte dos negócios realizada para atender apenas necessidades de curto prazo.
 
No geral, agentes estão à espera da entrada da segunda safra, comportamento que se intensificou na última quinta-feira, 18, por conta do câmbio. Em Campinas (SP), o Indicador ESALQ/BM&FBovespa caiu 0,1% entre 12 e 19 de maio, a R$ 27,07 a saca de 60 quilos.