Nesta quinta-feira, 1º, foi dia de conhecer as vencedoras do concurso leiteiro da raça holandesa, na Expointer 2020 Digital. A associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está presente com 57 animais no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, no Rio Grande do Sul.
As duas vacas holandesas campeãs do concurso leiteiro da Expointer 2020 digital são da Granja Bazzotti, do município de Ponte Preta, no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que o proprietário participa do concurso e leva o prêmio de melhor criador nas duas categorias: vaca jovem, com quase 76 quilos de leite e adulta, com quase 77 quilos.
“É uma grande vitória. A gente trabalhou muito para vir até aqui e vai continuar batalhando para continuar produzindo muito bem, se Deus quiser, em uma próxima oportunidade, ganhar de novo”, disse o criador Mateus Bazotti.
O concurso é promovido pela Gadolando e realiza cinco ordenhas, com intervalo de oito horas entre cada uma. Os animais que participam do concurso não podem ser estimulados de nenhuma forma e só fazem ingestão voluntária de feno e ração durante as 24 horas do torneio.
“Mesmo nessas dificuldades com a pandemia, o nosso criador veio para cá e trouxe coisas com qualidade, alta conformação, altas produções, produções verdadeiras, através de ingestão oral voluntária. Está aqui um estreante , trazendo um material genético de primeira ponta, fazendo aí 77, 76 quilos, vaca adulta, vaca jovem. Isso são números muito expressivos considerando a naturalidade com que essa produção foi realizada. estamos muito felizes e agraciados e damos os parabéns ao nosso produtor”, disse o presidente da Gadolando, Marcos Tang.