Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mais Milho

Fazenda Águas de Chapecó será palco da Abertura Nacional da Colheita do Milho

Evento do Projeto Mais Milho será realizado na próxima terça-feira, 16, e contará com show exclusivo do cantor Leo Chaves

Fazenda Águas de Chapecó, em Nova Mutum (MT)
Foto: divulgação

A Fazenda Águas de Chapecó, dos irmãos Caneppele, em Nova Mutum, região médio-norte de Mato Grosso, será palco da Abertura Nacional da Colheita do Milho 2019/2020, na próxima terça-feira, 16. O evento realizado pelo Projeto Mais Milho poderá ser acompanhando na TV, no site e também nas redes sociais do Canal Rural, e contará com show exclusivo do cantor, compositor e pecuarista Leo Chaves.

A propriedade foi adquirida no final da década de 1970 por Isidoro Caneppele, proprietário de um moinho de trigo em Chapecó, Santa Catarina. “A princípio, o objetivo era a produção de gado, mas o solo era muito pobre e tivemos que investir na cultura do arroz”, conta o neto de Isidoro, Daniel, que hoje, juntamente com os tios Lucildo e Gilberto Caneppele, administra a fazenda.

Já na década de 1980, a família resolveu investir na cultura da soja e os primeiros 50 hectares foram semeados com a oleaginosa. Com o passar do tempo e a necessidade de aprimorar o negócio, a semeadura do grão foi antecipada, abrindo assim espaço para a segunda safra, inicialmente feita com as culturas de sorgo e milheto.

Foto: divulgação

O milho só entrou no sistema de rotação de cultura entre os anos de 1996 e 1997. “A partir de 1996 fomos migrando para a cultura do milho na segunda safra e nossa produtividade média ficava próxima de 60 sacas do grão por hectare. Atualmente, em torno de 1.800 hectares são cultivados com o cereal dentro da propriedade e o rendimento médio chega a 130 sacas por hectare”, afirma o produtor rural.

Além disso, na visão do agricultor, a grande safra de milho vem contribuindo para o sistema produtivo dentro das fazendas, mas também na rentabilidade, ajudando a pagar os custos totais das propriedades. “O milho é uma atividade essencial para nós e tem aumentado o faturamento bruto e incrementado a movimentação financeira e das empresas que trabalham em Nova Mutum”, completa o presidente do Sindicato Rural do município, Emerson Zancanaro.

Foto: divulgação

Até o momento, os produtores colheram em torno de 10% da safrinha de milho na região. Nas primeiras áreas, o rendimento médio está próximo de 125 sacas do grão por hectare, porém, o número final deve ficar abaixo do registrado na temporada passada, de 110 sacas do cereal por hectare, já que algumas regiões registraram baixa pluviosidade na instalação das lavouras e no mês de março, afirma a liderança sindical.

De acordo com último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade média das lavouras de milho deverá ficar em 6.268 quilos do grão por hectare em Mato Grosso, queda de 1,7% em relação ao ano anterior. Porém, a retração deverá ser compensada pelo aumento na área cultivada, de mais de 11%, para 5,41 milhões de hectares, resultando em uma safra próxima de 33,93 milhões de toneladas. A projeção representa um aumento de 9,3% frente ao volume colhido de milho no estado no ciclo 2018/2019.

Abertura Nacional da Colheita do Milho

Pela primeira vez, o Projeto Mais Milho vai acompanhar as máquinas em campo em um evento multiplataforma, conectando pessoas em vários pontos do Brasil. Devido à pandemia de Covid-19, o evento, comandado pela apresentadora Kellen Severo e por Glauber Silveira, será realizado com autorização da prefeitura do município de Nova Mutum e dentro das normas estabelecidas para o controle do novo coronavírus.

No evento serão debatidos importantes temas da cadeia produtiva, com representantes do mercado, indústria, setor de rações, etanol de milho, pesquisas e clima. Participam das discussões o diretor executivo de commodities da Seara, Arene Trevisan; o presidente-executivo da Abiove, André Nassar; o presidente da Unem, Guilherme Nolasco; o presidente-executivo da CropLife Brasil, Christian Lohbauer; o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari; e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães.

A realização do evento é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) , Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural, com apoio da Croplife Brasil.

Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deverá colher 100,9 milhões de toneladas de milho no ciclo 2019/2020. O número representa alta de 0,9% em relação ao volume colhido na safra passada, de 100 milhões de toneladas. Já a safrinha de milho é estimada em 74,2 milhões de toneladas na temporada atual, aumento de 1,4% frente à temporada anterior, ainda segundo a Conab.

Você não pode ficar de fora! No dia 16 de junho, às 10 horas, em todas as plataformas do Canal Rural, assista a Abertura Nacional da Colheita do Milho safra 2019/2020, diretamente de Nova Mutum. E, após o evento, acompanhe pocket show do Leo Chaves nas redes sociais do Canal Rural.

Inscreva-se e assista ao evento:


Sair da versão mobile