Jornal da Pecuária
Febre aftosa: 97% do rebanho é imunizado em campanha de vacinação
Foram mais de 195 milhões de bovinos e bubalinos vacinados na primeira fase da campanha
Jornal da Pecuária
Foram mais de 195 milhões de bovinos e bubalinos vacinados na primeira fase da campanha
Em Uberaba, a situação é semelhante: menos da metade dos criadores notificaram a imunização ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa encerra neste domingo, dia 31, mas a adesão dos produtores está baixa. Em Mato Grosso, estado com o maior rebanho do país, apenas 32,79% dos bovinos e bubalinos foram vacinados.
Governo do Paraná junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab) iniciou no mês de abril o processo de reconhecimento da área estadualNa próxima segunda, dia 11, acontece uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir o pedido do governo estadual para tornar o estado livre da febre aftosa sem vacinação. O encontro reunirá os principais representantes do setor.
Segundo Associação Brasileira de Angus, medida pode, por exemplo, inviabilizar a reposição de rebanhos no EstadoO pedido do Paraná ao Ministério da Agricultura para a suspensão da vacinação de rebanhos bovinos contra febre aftosa não agradou a Associação Brasileira de Angus (ABA). O temor da entidade é que a falta de imunização torne a região uma porta de entrada para o vírus no Brasil.
Nesta etapa devem ser vacinados 4,2 milhões de bovídeos com até 24 meses de idadeComeça nesta sexta, dia 1º de maio, o período de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa, em todo estado de São Paulo. A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória.
Estado pediu ao Ministério da Agricultura estatus de zona livre sem vacinaçãoO Estado do Paraná vai lançar no dia 30 de abril a última campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O Estado já iniciou, no Ministério da Agricultura, o processo para se tornar área livre da doença sem vacina, sob chancela da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Atualmente, apenas o Estado de Santa Catarina detém esse status sanitário no Brasil.
Os critérios devem seguir normatização da OIEA campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Paraná prevista para maio, dentro do calendário oficial, pode ser a última no estado.
Dados apontam que quase 98% do rebanho nacional recebeu a vacinaNesta quarta, dia 1º de abril, começa a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa no estado de Roraima e em 41 municípios na cabeceira do Rio Amazonas. Já no próximo dia 15, haverá vacinação em Rondônia e, em maio, acontece a primeira etapa na maioria dos estados brasileiros.
A unidade da empresa em Minas Gerais não estaria seguindo algumas regras de biossegurança no processo de fabricaçãoA Vallée foi obrigada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender a produção de vacinas contra a febre aftosa em sua fábrica em Montes Claros (MG).
Foram selecionadas 189 fazendas de Mato Grosso para monitoramento, duas já tiveram os processos finalizadosDuas propriedades da região do Pantanal receberam do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), o relatório que comprova o título de livre de febre aftosa com vacinação.
Veja onde foi localizado o último foco da doença e confira o histórico da febre aftosa no Brasil e no mundoDepois da confirmação do último foco de febre aftosa no Paraguai, no departamento de San Pedro, a América Latina novamente se pôs em alerta em função da doença altamente contagiosa que atinge rebanhos e que já causou danos importantes à economia mundial.
Saiba quais países e regiões já sofreram com epidemias e veja a evolução das zonas livres no BrasilOs primeiros registros de ocorrência da febre aftosa foram feitos na Itália no século XVI. No século XIX a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América, tendo se espalhado pelo mundo com o transporte de gado de origem europeia.
Consulte o glossário e informe-seConheça os principais termos relacionados à doença, seu manejo e prevenção.
Sites e Especiais
A doença chegou ao Brasil em animais importados da Europa, na década de 1970, e já causou bastante dor de cabeça à pecuária nacional
Às vésperas do início da vacinação obrigatória em todo o país, especialista dá dicas aos pecuaristasA febre aftosa é uma enfermidade infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus conhecido por Aphthovirus e que ataca animais que têm o casco dividido - como bovinos, búfalos, suínos, caprinos e ovinos.
Com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mapa mostra o status sanitário de cada Estado, períodos de imunização e informações extrasA partir de agora, os internautas podem acompanhar informações atualizadas sobre a febre aftosa em seu Estado.
Atualização foi feita com base nas novas metodologias disponíveisOs estabelecimentos que fabricam ou importam vacinas contra a febre aftosa deverão seguir novas regras de controle de qualidade, a partir de novembro deste ano. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na última quarta, dia 24, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 50, que atualiza o Regulamento Técnico para a Produção, Controle da Qualidade, Comercialização e Emprego de vacinas destinadas à imunização de bovídeos contra a febre aftosa.