Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fórum projeta renda menor que na safra passada

Encontro em Sorriso (MT) reuniu especialistas e produtores, para discutir o atraso do plantio no Centro-Oeste e os preços da soja para os próximos meses

O terceiro Fórum Soja Brasil da safra 2015/2016 tratou de dois assuntos de extremo interesse do agricultor: mercado e clima para os próximos meses. O debate trouxe boas perspectivas com relação ao clima. Já sobre o mercado, a insegurança econômica e cambial deve persistir, o que pode garantir bons preços em função do dólar em momento de baixa na Bolsa de Chicago, mas já impacta nos custos de produção.

No painel que tratou do assunto, o consultor Flávio França Jr. afirmou que a renda do produtor com a soja ainda será positiva, mas menor que o lucro da safra passada. Como fatores positivos para esta safra, o especialista citou a demanda firme pela oleaginosa, o bom número de vendas antecipadas (43%) e os prêmios com bons pagamentos. Porém, as altas nos custos em até 25%, as cotações em Chicago descendo para US$ 8,00/bushel e a economia chinesa merecem a atenção do produtor.

“Nós já tivemos bons momentos de venda nesta safra e não tenho dúvida que teremos outros. O produtor brasileiro, no geral, vai fechar com uma renda positiva, mas abaixo do que conseguiu na última safra. O que não pode é esperar para começar a travar os preços, já passou da hora para quem ainda não vendeu nada”, alerta o consultor.

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, destacou que as chuvas devem retornar ao Centro-Oeste no final do mês e, por consequência, teremos precipitações mais regulares. “A partir da próxima semana a chuva começa a aparecer em forma de pancadas. Em Mato Grosso, a expectativa é de períodos chuvosos no verão, mas abaixo da safra passada”, destaca.

Evento

A programação do Fórum Soja Brasil em Sorriso (MT) começou desde cedo. Os produtores tiveram a oportunidade de participar de oficinas técnicas sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e aplicação de defensivos, ministradas pelo Senar-MT e Embrapa.

O público também acompanhou uma apresentação sobre biotecnologia, oferecida pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que contou com a participação especial do humorista Jair Kolbe, conhecido pelo personagem Guri de Uruguaiana.

Na abertura do debate principal, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale, parabenizou os sojicultores de Mato Grosso pela eleição da Aprosoja-MT, que definiu o produtor Endrigo Dalcin como presidente da associação para o próximo biênio (2016-2017). “Estamos bastante felizes pelas eleições, pela disputa democrática que ocorreu e pelo interesse dos produtores. Contamos com a atuação do Endrigo para as nossas pautas em Brasília”, comenta.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, destacou a participação em massa dos produtores, mais de 400 agricultores acompanharam o evento. O prefeito do município, Dilceu Rossato, desejou uma boa safra e diz estar otimista com uma boa colheita na região.

Agora o Projeto Soja Brasil se prepara para percorrer o Mato Grosso na Caravana Soja Brasil, que começa na próxima segunda, dia 23. O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famato/Senar), Nelson Piccoli, está otimista com a segunda edição da caravana. “Desta vez, vamos capacitar os produtores com dois temas: o Manejo Integrado de Pragas e aplicação de defensivos, temas que se completam. Nesta viagem vamos andar por mais de 20 municípios produtores, levando informações e solucionando dúvidas”, projeta.

Sair da versão mobile