Os grandes campeões do ciclo do Freio de Ouro, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), serão conhecidos no domingo, 3. Até lá, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), vai receber os 87 conjuntos inscritos, 44 machos e 43 fêmeas, para a disputa dos lugares mais altos no pódio da modalidade.
Depois de sete classificatórias, cinco no Brasil, uma na Argentina e uma no Uruguai, finalmente os vencedores do ano serão apresentados ao grande público em disputas que começaram nesta quinta-feira, 30.
O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais da entidade, Eduardo Suñe, explica que a expectativa para esta final é grande e que há a certeza de uma prova competitiva. “Certamente este é um Freio de Ouro histórico, pois pela primeira vez ocorre fora da Expointer, mas que não mudará em nada na qualidade do evento. Óbvio que mudará o público que não será de casa cheia. Estamos com tudo pronto e desejando muita sorte aos jurados que terão uma árdua tarefa e a mesma sorte a todos os expositores, ginetes e suas equipes”, destaca.
Cuidados
Ainda com os cuidados necessários para o enfrentamento à covid-19, novos protocolos foram determinados. Diferentemente do que aconteceu ao longo do ciclo, diante das flexibilidades estabelecidas pelas mais recentes normativas do governo do estado, a decisão do Freio de Ouro vai poder receber, além das equipes de trabalho e expositores dos animais inscritos, os associados da ABCCC, limitado a um número de 600 sócios, que devem encaminhar a solicitação de voucher na área restrita ao associado no site da entidade.
E a tarefa de avaliação dos animais na final ficará por conta do trio Ciro Manoel Canto Freitas, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Telmo Raimundi Ferreira com as notas da categoria Fêmeas. E para a avaliação da categoria Machos na decisão, foram selecionados os nomes de Luis Rodolfo Machado, Telmo de Oliveira Peixoto e Thiago Schilling de Ávila. O ciclo 2021 do Freio de Ouro tem o patrocínio de Facta Financeira, Massey Ferguson, Supra e Vetnil, além do apoio de Correaria Dima, Mopo e Canal do Criador.
“Mais uma vez, o grande palco do agronegócio gaúcho vai sediar este evento que é tradicional e também um orgulho para os admiradores do cavalo. Em função da pandemia, não foram possíveis de serem concluídas todas as etapas até a data da Expointer, porém, o Freio de Ouro também ganha desta forma também seu momento especial, e de forma exclusiva. O evento também será realizado de forma presencial, porém somente aberto a sócios da ABCCC, organizadora do circuito. A transmissão será pelos canais públicos do Cavalo Crioulo nas redes sociais e youtube”, pontua o subsecretário do Parque, Gabriel Fogaça.
Programação
1º de outubro
08h30min – Início da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro (Machos – 24 conjuntos)
12h – Intervalo
14h – Continuação da prova de And/Fig/VSP/Esb – Freio de Ouro (Machos – 24 conjuntos)
2 de outubro
8h – Prova de Mangueira – 1ª fase – Freio de Ouro – (Fêmeas e Machos)
14h – Prova de Campo – 1ª fase – Freio de Ouro – (Fêmeas e Machos)
3 de outubro
13h – Prova de Mangueira – Fase Final – Freio de Ouro – (Fêmeas e Machos)
Sequência – Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final – Freio de Ouro – (Fêmeas e Machos)
Sequência – Prova de Campo – Fase Final – Freio de Ouro – (Fêmeas e Machos)
Sequência – Entrega de prêmios – Freio de Ouro