Hemograma é fundamental para cavalos atletas

O acompanhamento é importante para evitar problemas como fadiga excessiva

Fonte: Felipe Ulbrich/ABCCC

O hemograma para avaliação de performance de cavalos atletas serve para apontar os índices de quantidade de glóbulos vermelhos que o animal tem, pois quanto maior o trabalho físico, mais glóbulos ele deve ter. De acordo com a a médica veterinária Bety Caldas, além de informações sobre a quantidade de oxigênio que os músculos recebem, o exame também mostra se a hidratação do animal está adequada.
 
— Esses glóbulos são responsáveis por carregar o oxigênio aos músculos. Portanto, quanto mais deles, maior será o aporte de oxigênio — explica Bety.
 
O trabalho físico já faz com que o organismo produza mais células. No entanto, também são necessárias vitaminas e nutrientes para formação dessas células e da hemoglobina, que carrega o oxigênio em si.
 
— Alguns animais têm deficiência porque a alimentação não é tão completa. A gente tem que fazer suplementação principalmente vitamínica. Isso é muito individual também, tem cavalo que não necessita, conforme o nível do exercício aumenta, eles vão aumentando a quantidade de glóbulos, mas com a maioria não é isso que acontece — afirma a especialista.
 
A principal consequência da diminuição desses glóbulos, que ocasiona falta desse oxigênio nos músculos, é o cansaço do animal, que acaba causando lesões, pois ele fica em fadiga total. Além disso, o hemograma também pode fornecer o índice de hidratação do cavalo. Há muitos casos de animais de raça crioula desidratados, de acordo com a veterinária, pois talvez não tenham uma reposição dos íons que perdem no suor e no trabalho. É importante repor principalmente o sódio e o potássio, que não vêm na ração.
 
— Todo animal atleta deveria tomar isotônicos. O hemograma diz se está mais ou menos desidratado. Quanto mais estiver, pior, porque há todo um desequilibro no metabolismo dele. O exame dá um mapa do estado geral do animal — finaliza Bety.